V. Nível, Experiência, Grau e Evolução.
Use para se guiar nos capitulos.
- I. Introdução.
- II. Conduta, Jogo e Interpretação
- III. Raças e Afiliações
- IV. Domínio, Clãs e Especialização
- V. Nível, Experiência, Grau e Evolução.
- VI. Virtudes e Vícios
- VII. Atributos
- VIII. Perícias
- IX. Vantagens e Desvantagens
- X. Características e outros atributos
- XI. Técnicas, Feitiços e Habilidades
- XII. Combate e Conflito de Ações
Nível
Jujutsu Kaisen RPG
Para permitir um maior senso de progressão e evolução, existem "níveis" no fórum que representa o prestígio do jogador e o potencial de seu personagem. O nível sempre será concedido através do mérito do jogador; quanto maior for o seu nível, mais poderoso é seu personagem, mais riscos estará exposto e mais responsabilidades lhe serão atribuídas. São, ao todo, seis níveis. Lembrando que existem personagens que não serão combatentes, mas possuirão habilidades únicas que serão medidas também através de seu nível.
Obs.: "Grau" é um aspecto completamente interpretativo e não afeta seu nível.
A forma de evoluir seu nível é conseguindo experiência necessária para tal e realizando uma avaliação de promoção que sempre é uma missão específica. Alguns níveis são atingidos apenas em determinados eventos. Subir de nível lhe concede não somente prestígio, mas a possibilidade de tornar seu personagem mais forte, conseguindo pontos de evolução e podendo também participar de missões mais recompensadoras.
Os níveis são: Novice, Amateur, Pro, Master, Grandmaster e Sage.
- Novice (+20 pontos de evolução): O primeiro nível, é onde todos os personagens começam. Nesse nível, você ainda é um novato, aprendendo a jogar; seu personagem ainda é novato no mundo de maldições e feiticeiros, tendo pouca aptidão em suas habilidades. É capaz de participar de aventuras e missões de Grau 4. Não possuindo riscos. Você ainda está aprendendo o básico.
- Amateur (+30 pontos de evolução ): O segundo nível, é quando você já começa a entender o básico do jogo e começa a se especializar em características mais avançadas. Um amador geralmente possui um personagem abaixo da média, que ainda deixa a desejar em suas competências técnicas. É capaz de realizar missões de Grau 3, ou até mesmo de Grau 2 quando acompanhado. Você está aprendendo a lidar com coisas mais arriscadas e complicadas, como por exemplo, o combate ou conflitos de personagens.
- Pro (+50 pontos de evolução): Agora você já sabe lidar com recursos mais avançados do jogo. Nesse nível, você já compreende as narrações e as aventuras, e já se expõe a um risco maior em suas narrações. Também é nesse nível que é permitido que você crie aventuras e missões para outros jogadores de nível menor. Você também pode ser o mentor desses jogadores e criar equipes. Seu personagem já é um personagem experiente ou considerado dentro da média no mundo de feiticeiros e maldições. Jogadores de nível Pro fazem missões de Grau 2, ou até mesmo de Grau 1 quando em equipe.
- Master (+80 pontos de evolução): Você não somente sabe lidar com recursos avançados do jogo, mas você está começando a atingir uma certa elite. Seus riscos são ainda maiores. Jogadores de nível Master também já são experientes em avaliar conflitos, possuindo maior noção em situações de jogador contra jogador (combate ou não). O seu personagem também já está alcançando uma certa nata de habilidades que poucos possuem. É possível realizar missões de Grau 1 sozinhos ou especiais quando em equipe. Jogadores de nível Mestre possuem maior liberdade para realizarem suas campanhas e criar eventos que afetam diretamente o plot do fórum.
- Grandmaster (+130 pontos de evolução): Parabéns, você já está entre os melhores do fórum. O cargo de grandmaster é concedido apenas aqueles que conseguirem se destacar em eventos que acontecem mensalmente. O "grande mestre" já é bastante experiente no jogo e participa de um conselho específico que ajuda a definir os rumos do RPG, possuindo maior peso na comunidade como geral por recompensa de ter participado tão ativamente no fórum. Jogadores Grandmasters são bastante habilidosos no jogo, seus personagens se destacam por estarem entre os mais poderosos e, geralmente, famosos. Podem realizar missões especiais sozinhos.
- Sage (+210 pontos de evolução): Sages são os jogadores que conquistaram um grande mérito no fórum ao realizar grandes feitos. Não há eventos que concedem Sage, o jogado precisa fazer uma grande ato que realmente seja impactante no plot como um todo; além disso, seu feito poderá fazê-lo ser indicado ao nível e, assim, será aberto uma votação para que os membros do fórum concedam-lhe o nível ou não. Sages geralmente possuem personagens extremamente poderosos dentro do universo Jujutsu, e podem se tornar peças chaves para a história como um todo.
Experiência
Jujutsu Kaisen RPG
Para conseguir alcançar um determinado nível, é necessário que o jogador acumule experiência e peça a avaliação para subir de nível. Experiência é conseguida de diversas formas: realizando missões, combates, eventos, narrações, ou até mesmo interpretações corriqueiras. A experiência necessária para cada nível está detalhada abaixo:
- Novice: Inicial
- Amateur: 10 de Experiência.
- Pro 30 de Experiência.
- Master: 90 de Experiência.
- Grandmaster 270 de Experiência;
- Sage 800 de Experiência;
O nível de experiência concedida por uma missão varia de acordo com o seu grau de dificuldade. Existem cinco resultados possíveis em uma missão, os resultados são conseguidos de acordo com o desempenho do jogador durante a interpretação e definem qual será a recompensa ganha. Narradores e/ou avaliadores possuem o papel de analisar e atribuir o resultado para cada missão, a interpretação será mais impactante do que de fato obter a conclusão da missão. Por exemplo, digamos que a sua missão é fazer a escolta de um personagem; você foi extremamente criativo, teve bom senso e agiu de forma extremamente coerente, mas, para gerar maior desenvolvimento para o personagem, acabou falhando e deixando com que seu protegido morresse. Ainda assim, você poderá ser recompensado com o maior resultado já que sua performance foi positiva.
O mesmo pode acontecer com o oposto; você conseguiu finalizar a missão interpretativa com sucesso, mas cometeu tantas gafes e faltas interepretativas que pode receber um fracasso crítico e ser penalizado.
A régua de exigências sobe na medida que a dificuldade da missão é maior.
Os resultados possíveis são:
- Fracasso Crítico: O jogador falhou absurdamente na missão, por ter feito algo que era completamente absurdo e sem sentido para teu personagem, por ter agido de má fé ou quebrado as regras do RPG. Esse tipo de fracasso faz com que o personagem sofra algum tipo de penalização e não oferece recompensas. A partir da dificuldade de Grau 2, missões com fracasso crítico podem resultar na morte do personagem.
- Fracasso: Você não cometeu tantas gafes ou faltas assim, mas, por alguma razão, não conseguiu atingir o resultado esperado e sua missão foi tomada como fracasso. Geralmente esse resultado é concedido quando você não conseguiu entender a proposta da missão e/ou não conseguiu ter tempo para se dedicar e terminá-la devidamente.
- Sucesso parcial: Você conseguiu entender a proposta da missão e a concluiu, mas não teve nenhum "tchã" a mais. Fez apenas o que estava dentro do previsto de acordo com o nível de dificuldade da missão. Você receberá a menor recompensa possível de acordo com o nível da missão.
- Sucesso: Você não somente entendeu a proposta da missão, como também contribuiu com o desenvolvimento dessa e foi um pouco além. Desenvolveu também seu personagem durante a missão, utilizando de recursos como suas virtudes e vícios. Também foi coerente e usou bastante do bom senso. Recebe a recompensa média do nível da missão.
- Sucesso excepcional: Você realmente teve uma grande performance na missão, surpreendendo os narradores e/ou avaliadores. Você não somente contribuiu de forma que a missão fosse mais interessante do que a proposta inicial, mas usou todos artificios interpretativos que seu personagem possuia, sendo extremamente criativo e usando sempre o bom senso ao explorar o potencial do seu personagem, com bastante realismo e pé no chão. Você recebe a maior recompensa do nível da missão.
RECOMPENSAS
Grau 4 - Recompensa de Experiência: 0 , 1 ou 2.
Grau 3 - Recompensa de Experiência: 2, 3 ou 5.
Grau 2 - Recompensa de Experiência: 5, 8 ou 13.
Grau 1 - Recompensa de Experiência: 13, 21 ou 34.
Grau Especial - Recompensa de Experiência: 34, 55 ou 89
*Um resultado de sucesso excepcional é sempre o equivalente de um resultado parcial de um nível acima. Por isso a dificuldade da avaliação também será proporcional ao grau da missão.
Graus
Jujutsu Kaisen RPG
Os feiticeiros de jujutsu são todos divididos em graus, o que define também suas respectivas classes sociais e mérito que possuem dentro da sociedade de feiticeiros. Maldições e ferramentas também são definidas por graus. Esses graus são apenas interpretativos e não refletem de fato no nível do personagem; já que o poder do personagem está atrelado ao seu nível. Então sim, é possível que um feiticeiro Sage possua um personagem de Grau 4, por motivos políticos como ser um personagem que não possui energia amaldiçoada mas se destaca pelo seu potencial físico (como o caso da Maki ou do Toji).
Jogadores que vão jogar com maldições, geralmente criam maldições já especiais, já que podem falar e são seres sencientes. Mas seus poderes e capacitações no geral ainda estão limitados aos níveis.
Apesar disso, ao menos que você compre uma vantagem para tal, seu personagem feiticeiro ou não-feiticeiro sempre começará do Grau 4.
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